domingo, 30 de junho de 2013

Históra da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição - Novo Gama.


A igreja é praticamente filha da cidade. Nasceu junto com a cidade do Novo Gama. De acordo com o Frei Alexandre, no início, os padres vinham da Cidade Ocidental para celebrar as missas e depois que a igreja teve uma estrutura melhor foi possível acomodar os três padres e um diácono que faz parte da paróquia atualmente. As missas ficam lotadas, pois pessoas tanto do Novo Gama como do Pedregal participam assistem as celebrações. As missas especiais de Cura e do Preciosissimo sangue reúnem maior número de fiéis que veêm nessas celebrações a resposta para as angústias.
Tudo começou em 1979 na Capela São Pedro Apostolo no ainda Distrito de Luziânia – Novo Gama-GO.  Uma das mais antigas capelas da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição do Novo Gama, a Capela São Pedro Apóstolo iniciou a sua construção em 1979 e inicialmente era chamada de Paróquia São Pedro Apóstolo, ligada à Diocese de Anápolis. Constituída por uma grande igreja, com telhado de zinco em formato oval e uma pequena casa anexa, onde a partir de 10 de fevereiro de 1981 passaram a morar três irmãs: Agustinha Marques, Leorides Tavella e Amélia Groff, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada, de Jataí-SC, que contribuíram por lá com seus trabalhos pastorais até o ano de 1996.
A Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, foi criada no ano de 1988, no mesmo ano da criação da Diocese de Luziânia, quando a mesma foi separada da Diocese de Anápolis. Ela tornou-se paróquia, no lugar da Capela São Pedro Apóstolo.
Em 26 de agosto de 1984, foi realizada a primeira missa no terreno da matriz. A construção surgiu da necessidade de uma igreja em Novo Gama. Ela foi idealizada pelo Frei Stanislaw, 1º pároco do Município.
Dentro de toda sua existência muitos freis passaram e deixaram a sua marca na vida e história dos fieis da Paróquia Imaculada Conceição.
Após longos anos servindo aos fieis a sua primeira grande reforma ocorreu em 2012 aumentando assim a sua capacidade de evangelizar e projetando assim um futuro de glórias e graças ao povo do Novo Gama e região.
 
Vejam abaixo alguns frades que fizeram e outros que ainda fazem parte da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.



 
 
Frei Mauricio:

 
Frei Rafael:

 
Frei Roberto:
 
 
 
Frei Rafael:
 
 
Frei Marcos:
 
 
 
Frei Nazareno:
 
 
Frei Elzebio:
 
 
Frei Antônio:
 
 
Frei Casemiro:

 
Frei Estanlislau:

 
Frei Francisco.

 
Frei Gilberto:

 
Frei Inaldo:

 
Frei James:
 

 
Frei José Adriano:
 
 
 
 
Frei Alex:
 
 
 
Frei Alexandre:
 
 
Frei Manoel, Gilberto e Wanderlei.
 
 
Frei Nicolau.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe 311/312 Su.


Equipe Vermelha Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.



Oração de Nossa Senhora de Guadalupe.
 
 
 
 
 
Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.
Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.

História de Nossa Senhora de Guadalupe.

 
 
 
Um sábado de 1531 a princípios de dezembro, um índio chamado Juan Diego, ia muito de madrugada do povo em que residia à cidade do México a assistir a suas aulas de catecismo e para ouvir a Santa Missa. Ao chegar junto à colina chamada Tepeyac amanhecia e escutou uma voz que o chamava por seu nome.
Ele subiu ao cume e viu uma Senhora de sobre-humana beleza, cujo vestido era brilhante como o sol, a qual com palavras muito amáveis e atentas lhe disse: "Juanito: o menor de meus filhos, eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Desejo vivamente que me construa aqui um templo, para nele mostrar e prodigalizar todo meu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os moradores desta terra e a todos os que me invoquem e em Mim confiem. Vá ao Senhor Bispo e lhe diga que desejo um templo neste plano. Anda e ponha nisso todo seu esforço".
Retornou a seu povo Juan Diego se encontrou de novo com a Virgem Maria e lhe explicou o ocorrido. A Virgem lhe pediu que ao dia seguinte fora novamente falar com o bispo e lhe repetisse a mensagem. Esta vez o bispo, logo depois de ouvir Juan Diego disse que devia ir e lhe dizer à Senhora que lhe desse alguma sinal que provasse que era a Mãe de Deus e que era sua vontade que lhe construíra um templo.
De volta, Juan Diego achou Maria e lhe narrou os fatos. A Virgem lhe mandou que voltasse para dia seguinte ao mesmo lugar, pois ali lhe daria o sinal. Ao dia seguinte Juan Diego não pôde voltar para colina, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente. A madrugada de 12 de dezembro Juan Diego partiu a toda pressa para conseguir um sacerdote a seu tio, pois se estava morrendo. Ao chegar ao lugar por onde devia encontrar-se com a Senhora preferiu tomar outro caminho para evitá-la. de repente Maria saiu a seu encontro e lhe perguntou aonde ia. O índio envergonhado lhe explicou o que ocorria. A Virgem disse a Juan Diego que não se preocupasse, que seu tio não morreria e que já estava são. Então o índio lhe pediu o sinal que devia levar a bispo. Maria lhe disse que subisse ao cume da colina onde achou rosas de Castela frescas e colocando-as no poncho, cortou quantas pôde e as levou a bispo.
Uma vez diante de Dom Zumárraga Juan Diego desdobrou sua manta, caíram ao chão as rosas e no poncho estava pintada com o que hoje se conhece como a imagem da Virgem de Guadalupe. Vendo isto, o bispo levou a imagem Santa à Igreja Maior e edificou uma ermida no lugar que tinha famoso o índio.
Pio X a proclamou como "Padroeira de toda a América Latina", Pio XI de todas as "Américas", Pio XII a chamou "Imperatriz das Américas" e João XXIII "A Missionária Celeste do Novo Mundo" e "a Mãe das Américas".
A imagem da Virgem de Guadalupe se venera no México com maior devoção, e os milagres obtidos pelos que rezam à Virgem de Guadalupe são extraordinários. 

Equipe Vermelha!